Após sofrer um acidente aos 23 anos, Neco ficou paraplégico, e lutou pela vida.
Estilo News
01 de Fevereiro de 2016 às 10h48min
Após sofrer um acidente aos 23 anos, Neco ficou paraplégico, e lutou pela vida.

João Carlos Toniazzo
A família sempre se reúnem nos fim de semana, é alegria do vovô Neco e de Leila. (Fotos Arquivo de família)

O destino que mudou a vida de um Homem.

 

O site Estilo News foi atrás da história de Eribaldo Gomes Martins, 53 anos, ``O Neco´´, natural de Presidente Epitácio-SP; chegou a Rio Brilhante na década de 80; Com apenas 23 anos  veio em busca de trabalhos e conquistar novos sonhos.

Tendo com primeiro emprego na Serraria Pupile, onde aprendera o oficio para ingressar com o irmão Wanildo –Chinês-; o qual abriria a sua própria madeireira e teria o irmão como funcionário; inaugurando assim a Madeireira Tibiriçá. Filho de uma família humilde Eribaldo tinha mais cinco irmãos, sendo que seus pais são vivos até hoje a mãe D. Conceição e o pai o senhor Waldemar Gomes Martins .

Em 1984 Neco casa se com Leila Ap. da Silva Capilé, hoje 49 anos. O casal vive em grande harmonia até hoje e seus 4 filhos. Leila tem sua própria renda, através de seu salão de beleza que também auxilia para as despesas da família.

O Acidente

O destino reservava a Neco, um forte golpe que deixaria paraplégico. No dia 27 de marco de 1987, um dia normal de trabalho Neco acompanhado do tio de sua esposa,  o senhor Darci Chaves (In memorian), foram até uma fazenda no Distrito de Prudêncio Thomas; Local este que mudaria a sua vida.

Neco conduzia o trator que servia para a derrubada de arvores, naquela região. Ele nos conta que nesse momento, o trator se aproximava da arvore escolhida para o corte. Lembra que havia muitos cipós em seus galhos. ˋˋQuando preparei a máquina para puxar o tronco, ela veio empurrada por outra árvore que estava escorada. Os cipós estavam presos a segunda  arvore o que dificultava .   Desta forma as duas árvores caíram sobre o teto do trato que rapidamente me imprensou contra o volante ´´.

Neco diz que foram momentos de desespero, mas para sua sorte estava acompanhado, e assim recebeu ajuda, para sair das ferragens em meio a galhos e cipós.

Sendo socorrido em Rio Brilhante os médicos logo o encaminharam para Dourados. Já em outro hospital Neco contou que a estrutura era limitada, oque dificultava o atendimento. Após três dias conseguiu ir para a cidade de Prudente-SP. O tratamento durou 52 dias, sendo que o acidente foi grave, fraturou sua coluna o deixando paraplégico.

Neco recebe ajuda da esposa, ao sair da camioneta toda adaptada por ele.

 

A Superação

Deixando Prudente Neco voltou para sua cidade natal Epitácio, lá ficando por alguns dias retornou a Rio Brilhante. Aqui daria inicio a uma nova batalha a de sobreviver com sua família a qual havia  constituindo.

Após 8 meses do acidente Neco reuniu forças para seguir seu caminho, já de cadeira de rodas e muita vontade de viver ele buscava alternativas de trabalho. As ideias eram várias, os amigos também contribuíam com a família com apoio e muita amizade. A esposa de Neco D. Leila se lembra de algumas pessoas com a amiga Marlene Diogo, e sua mãe D. Geni Capilé (In memorian).

Assim Neco virou vendedor de cosméticos ``Me lembro da marca que vendia Jack La Fonte, na época era uma das marcas mais vendidas’’. Sempre otimista e realista Neco, sabia de sua vontade, de vencer e ter uma velhice tranquila.

O ano de 1989 Neco vê a possibilidade de adquirir um triciclo feito por alguns amigos, dentre elas: Nanico, Sapiranga, Zé Roberto e Leondes, que ajudaram a montar o triciclo ``Cada um a sua maneira foram ajudando com peças e mão de obra´´. Este foi meu primeiro veiculo adaptado a minha situação.

A partir deste momento Neco ganhou mais forças para ir mais longe. Mas ele queria mais, assim foi a luta vendendo, comprando e trocando objetos. Do triciclo adaptado ele passou por carros como fusca (67), Brasília, Kombi, ate chegar na camioneta D20, lembrando que todos eram readaptados por ele mesmo.

As viagens a Cidade vizinha, Dourados é todos os dias.

Hoje com sua camioneta ele faz diariamente viagens para Dourados, levando e transportando diversos materiais como Ferragem, sacarias, peças e sucatas. Mora hoje em casa própria construída com o dinheiro que ganha através do esforço de seu trabalho. ``Cada garrafão, cosméticos que vendia esta aqui em nossa casa’’. Toda moeda arrecadada era destinada para a construção de nosso lar. Neco é aposentado, mas o beneficio é para investimentos da família. Para manter a família o recurso vem do dia a dia dele e de sua esposa.

Nas imagens o neto Luan e a esposa Leila sempre ao lado de Neco.

2016 é o ano que completa 30 anos do acidente. Sempre determinado e trabalhador, brinca ainda com algumas historia dos amigos, os quais eram preocupados com ele após o acidente. ``Lembro que uma vez fui a loja agropecuária onde o amigo Biruca trabalhava, chegando lá ele rapidamente foi me atender’’. Eu sentado em meu triciclo pedi ao amigo alguns metro de corda, ele logo me perguntou oque  iria fazer. Disse: vou me enforcar.

Chegando em casa, não demorou muito meu irmão logo chegou e ouvi quando disse a minha esposa para cuidar de mim, pois acabava de comprar cordas, e estavam com medo que cometesse suicídio’’. Disse sorrindo que nunca pensou em tirar a sua vida, e sim ver outras possibilidades de seguir a sua vida, a qual ainda havia muito para se fazer. Lembrou ainda que as cordas servem para serem amarradas ao teto onde ele se apoia, facilitando sua locomoção. Neco é um exemplo em Rio Brilhante de homem de família, o qual busca de todas as maneiras, honrar cada dia com o suor de seu trabalho.

Neco conclui que o melhor da vida é estar com a familia a base de tudo.Acima selfie com os familiares.

(3) Comentários

jacira

Parabéns a Estilo News ! Ao Neco um exemplo de superação, Deus o abençoe a cada dia !


mari muniz

Grande tio neco. Ai sim do valor. Ele ainda me chama de dézinha.n


Umm que linda estória meu amigo Neco que Deus sempre ti da forssa p conqueasta seus sonhos a Bíblia dez que nos Samos mas que vencedor olha que ferreiro VC e parceiro eu vejo vontade em VC m amigo sempre de cabeça erguida sempre lutando VC meresse meus aplausos tenho muita concedera cão por VC Amém Deus e contigo Abrasão


Envie seu Comentário
Atenção! O Estilo News não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Nome:* (obrigatório)
Email:* (não será divulgado)
Comentários:* (seu comentário será moderado)
 
 
2015 © - Estilo News - Todos os direitos reservados.
Estilo News.com.br
E-mail:toniazzoproducoes@hotmail.com
Endereço: Rua Eduardo Trindade, nº 638 - Jardim Trindade e Nunes
Cep: 79.130-000 - Rio Brilhante/MS
Telefone da Redação: (67) 3452-3313



 
 
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos seus autores.


Desenvolvido por: Webecom